rss
orkut
twitter
facebook
we heart it

terça-feira, 6 de setembro de 2011

O 11 de Setembro de 10 anos atrás

     Bom dia a todos.

     É... Já faz 10 anos que vocês viram as imagens da torre norte do World Trade Center em chamas após ter sido atingido por um Boeing 767 às 08:46 de uma manhã de terça-feira na ensolarada Manhattan. A princípio, imaginávamos ser um acidente, redes de TV norte-americanas exibiam a torre ao vivo em escala global. Minutos mais tarde, às 09:03, a imagem de um outro 767 se chocando contra a torre sul surge em bilhões de televisores ao redor do mundo. Não haviam mais dúvidas: um duplo atentado que destruía o símbolo do poder econômico do país mais poderoso do mundo.

     Pessoas que estiveram nos arredores das “Torres Gêmeas” contam que é uma das coisas que nunca se esquece. A imagem que melhor demonstra o desespero daqueles que estavam nas torres não está em um filme, ou uma música, nem mesmo um texto, mas sim em uma fotografia que ganhou o nome de "The Falling Man", O Homem Cadente, em tradução livre. Às 9:41 um homem se atira da Torre Norte, pouco menos de uma hora antes de ela ruir e se torna ícone da tragédia, até então, sem dimensões exatas.



     Além da chuva de papéis, era possível ver dúzias de pessoas repetindo o ato. O que, em um momento como aquele, parecia uma decisão sábia, de certa forma...

     Como se não bastasse isso, no momento não sabíamos, mas outros 2 aviões estavam no poder dos terroristas. Um deles caiu em uma região desabitada da Pensilvânia. O outro, diz-se ter atingido uma parede do Pentágono, o órgão de defesa dos Estados Unidos. Sinceramente, não acredito que tenha sido um avião, e mais a frente lhes explicarei o porquê.

     56 minutos de queima e finalmente a Torre Sul começa a desmoronar. 110 andares, 415 metros de altura se reduzindo a nível do mar em 10 segundos... Apenas 16 pessoas sobreviveram das que estavam acima do andar 77 onde ocorreu o impacto inicial. A Torre Norte teria o mesmo destino meia hora depois, que, quando desabou, os escombros caíram próximo à 7 World Trade Center (WTC 7), danificando o edifício e iniciando um incêndio. Estes incêndios queimaram durante horas e comprometeram a integridade estrutural do edifício, levando-o ao colapso total às 17:21.

     A quilometros dali, o vôo 93 da United Airlines, um Boeing 757 que saíra de New Jersey rumo a San Francisco caiu em uma região rural da Pensilvania. Com as devidas investigações e os áudios da caixa preta do avião, que havia sido desviado para Washington, rumo ao Capitólio, sede do Congresso, foi possível entender que os passageiros souberam dos atentados às torres. Haviam 33 passageiros, 5 comissários e os 2 pilotos que lutaram contra os terroristas, que derrubaram o avião antes que pudessem atingir o alvo e causar uma tragédia de proporções ainda maiores. Todos morreram.

     O dia 11 de setembro de 2001 ficará marcado para sempre na história, nas nossas memórias através de imagens horríveis, e na vida de pessoas que perderam familiares neste que foi o maior atentado terrorista da história e que mais tarde levaria a duas guerras: uma contra o Iraque, e outra contra o Afeganistão, que custaram dinheiro demais e o mais importante: milhares e milhares de vidas civis e militares. E isso precisa parar. Talvez eu seja um pacifista utópico, um sonhador, mas tudo o que temos hoje existe porque um dia nós sonhamos com isso existindo, então por que não sonhar com pessoas se entendendo?

     Sem mais,
     Aquele abraço.



Nenhum comentário:

Postar um comentário